Processo Seletivo Mestrado
Editais 1/2025
Homologação das Inscrições
Comissão de Seleção
Resultado Parcial
Interposição de Recurso
Resultado Final
Convocação 1/2025
Cronograma 1/2025
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Período de inscrição: De 16 de dezembro de 2024 até as 23h59min do dia 04 de fevereiro de 2025
Homologação das inscrições: 05 de fevereiro de 2025
Primeira etapa: 18 de fevereiro de 2025 às 08h
Segunda etapa: 19 de fevereiro de 2025
Homologação pelo Conselho Acadêmico PFI: 20 de fevereiro de 2025
Divulgação do Resultado Preliminar: 21 de fevereiro de 2025
Período de Interposição de Recurso: Até as 23h59min do dia 25 de fevereiro de 2025
Divulgação do Resultado Final: 26 de fevereiro de 2025
Matrícula: A partir de 01 de abril de 2025
Início das Aulas: 31 de março de 2025
Validade deste Edital: 31 de julho de 2025
Documentos Necessários Para Inscrição
- Histórico escolar do(s) curso(s) de graduação em Física/áreas afins, acompanhado das ementas dos componentes curriculares, carga horária e bibliografia (recomendável para graduados em outra IES);
- Diploma de graduação em Física/áreas afins ou documento equivalente (declaração de possível formando);
- Carteira de identidade;
- CPF;
- Certidão nascimento/casamento;
- Currículo Lattes atualizado;
- Anexo II (somente para candidatos PcD);
- Anexo III (somente para candidatos PcD).
Observação: Excepcionalmente, e a critério do Conselho Acadêmico, poderão ser aceitas as inscrições de candidatos não portadores do documento exigido no item IV. Os documentos não precisam ser autenticados para fins de inscrição, somente para matrícula.
Critérios de Seleção
A seleção do Mestrado consistirá em duas etapas:
1ª Etapa (peso 1): Prova escrita de conhecimento básico em Física, avaliada de 0 a 10 (zero a dez) pontos, será classificatória. O programa e a bibliografia para a prova de conhecimentos estão disponíveis no Anexo I deste Edital. A prova escrita poderá ser aplicada por um(a) professor(a) efetivo(a) de outra instituição, desde que seja informado por meio de carta anexada aos documentos da inscrição. Nesta carta deve constar o nome da Instituição e informações do(a) professor(a) responsável por aplicar a prova no mesmo dia e horário já estipulado no edital (nome completo, e-mail, telefone e a assinatura do mesmo). Encaminharemos a prova para o e-mail do(a) professor(a) antes do dia estipulado para a aplicação da prova. No período da tarde do mesmo dia da prova, o(a) professor(a) deverá digitalizar a prova, enviá-la por e-mail e na sequência encaminhá-la (original) via correio para que a mesma possa ser corrigida em tempo hábil.
2ª Etapa (peso 1): Análise do currículo Lattes e do desempenho escolar na graduação, na qual será atribuída no máximo 10 (dez) pontos.
Para ser classificado o candidato deverá obter na prova escrita, nota igual ou superior a 7,0 (sete) pontos.
Análise do currículo Lattes e do desempenho escolar na graduação e pós-graduação tem caráter classificatório.