Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D – CA FA – Física e Astronomia

Possui Bacharelado em Física (1979), mestrado em Física (1982) e doutorado em Física (1993) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez pós-doc no Nuclear Engineering Department da PennState University (EUA) entre 1995 e 1996. Atualmente, é Professor Titular da Universidade Estadual de Maringá, onde leciona desde 1983. Tem experiência na área de Física Experimental do Estado Sólido, com ênfase em Ciência dos Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades estruturais e magnéticas de óxidos complexos – como, por exemplo, ferritas, pirocloros e perovskitas – mecanosíntese, fases metaestáveis, nanopartículas, filmes finos, semicondutores magnéticos diluídos, minerais e caracterização de combustível nuclear e de aços especiais. Coordena o Grupo de Materiais Especiais do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá. (Texto informado pelo autor no C. Lattes)

 

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B – CA FA – Física e Astronomia

Graduado no curso de Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1984), possui mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Fez estágio de pós-doutorado na Inglaterra (1993-1994), na área de Fenômenos Fototérmicos utilizando Interferometria de Ondas Térmicas e Microscopia Fototérmica. Aprovado em Concurso Professor Titular em 2007, nomeado em Ago/2009 na Universidade Estadual de Maringá . Co-responsável pelo grupo GEFF-Grupo de Estudos dos Fenômenos Fotoacústicos e Fototérmicos . Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: Aplicação de Técnicas Fototérmicas ao Estudo de Materiais: Propriedades Espectroscópicas e Térmicas através de Lente Térmica, Espectroscopia Fotoacústica, Interferometria e Microscopia Fototérmica. Experiência em Caracterização de Materiais: polímeros impregnados e luminescentes, ligas porosas metálicas e cerâmicas, vidros ópticos especiais com aplicação em laser de estado sólido, materiais biocerâmicos e semicondutores e mais recentemente Magnetoacústica aplicada a magnetocalóricos. Propriedades de Interesse: Absorção óptica, Emissão luminescente, Indice de refração e dn/dT, Difusividade térmica, Condutividade térmica, Calor específico. Consultor para várias agências de Fomentos e para revistas especializadas estrangeiras na sua área de atuação, membro do Comitê da Avaliação de Projetos da Fundação Araucária-PR, membro do conselho universitário (COU) na UEM e do Comitê de Revisores de Provas do Vestibular UEM. Atuou como coordenador de programa de pós-graduação em Física da UEM até Jul/2010. Atualmente pesquisador 1-B CNPq. Membro do Conselho Universitário-COU até Jul/14, atualmente Diretor de Pós-Graduação gestão Ou/14 a Out/18.  (Texto informado pelo autor no C. Lattes)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C – CA FA – Física e Astronomia

Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1991), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades termo-ópticas, calorimetria, interferometria óptica, espectroscopia de lente térmica, espectroscopia fotoacustica, vidros ópticos, ressonancia paramagnética eletrônica, eletrons fortemente correlacionados, efeito Kondo. (Texto informado pelo autor no C. Lattes)

 

Possui Graduação em Física (2001), Mestrado em Física (2004) e Doutorado (2008) em Física pela Universidade Estadual de Maringá, na qual desenvolveu um ano de estágio de doutoramento na Italia (Politecnico di Torino). Recentemente (2009) finalizou o estagio de Pos-Doutorado no Departamento de Física do Politecnico di Torino (Italia). Atualmente trabalha como professor efetivo na Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Física, com ênfase Flúidos Complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: Cristais líquidos (teoria elástica-contínua), dinâmica de íons em células eletrolíticas, adsorção iônica, impedância elétrica (teórica e experimental) e cálculo com simulações numéricas. (Texto informado pela autora no C. Lattes)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 – CA FA – Física e Astronomia

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e mestrado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005), doutorado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2009), pós-doutorado pela Kyoto University – Japão e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente em fenômenos fototérmicos. (Texto informado pela autora no C. Lattes)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 – CA FA – Física e Astronomia

É Bacharel (2008), Mestre (2010) e Doutor em Física (2012) pela Universidade Estadual de Maringá. Realizou também um estágio durante o doutorado (11/2011-04/2012) na Northwestern University sob a supervisão do Prof. Luis Amaral. Seu trabalho está focado em entender a dinâmica de sistemas complexos através da análise estatística de dados oriundos desses sistemas e da aplicação de ferramentas e técnicas de Física Estatística. Tem particular interesse pela análise estatística de séries temporais, pelo estudo quantitativo de sistemas sociais e por modelos estocásticos relacionados aos processos difusivos anômalos. (Texto informado pelo autor no C. Lattes)

URL da Homepage: http://hvribeiro.org

 

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D – CA FA – Física e Astronomia

Ivair Aparecido dos Santos concluiu a Graduação em Física (1994) na Universidade Estadual de Maringá, o Mestrado em Física (1997) na Universidade Estadual de Campinas e o Doutorado em Física (2001) na Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá, e membro permanente do curso de Pós-Graduação em Física dessa instituição. Publicou mais de 60 artigos em periódicos especializados, e mais de uma centena de trabalhos em anais de eventos científicos nacionais e internacionais. Já orientou mais de uma dezena de alunos de iniciação científica e pós-graduação (mestrado e doutorado) nos últimos 5 anos. Atualmente coordena 5 projetos de pesquisa financiados com recursos das agências oficiais de fomento à pesquisa CNPq, Capes e Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, todos na área de Física da Matéria Condensada. Tais projetos visam o estudo e desenvolvimento de nanomateriais, especialmente os multiferróicos magnetoelétricos, e dispositivos multifuncionais. Seus interesses estão voltados para o estudo de relações estrutura/propriedades em multiferroicos magnetoelétricos, com especial ênfase ao estudo do acoplamento magnetoelétrico em policristais, e para o desenvolvimento de transformadores, atuadores e sensores de estado sólido. (Texto informado pelo autor no C. Lattes)

 

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 – CA FA – Física e Astronomia

Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2006), mestrado (2008) e doutorado (2012) em Física pela Universidade de São Paulo (2008). Realizou seu pós doutorado de 2012 a 2015 na Universidade de São Paulo com bolsa FAPESP e também durante o ano de 2014 na University of California Santa Barbara. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal do Paraná – Campus Avançado de Jandaia do Sul. Tem experiência na área de Física computacional, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: Simulação de nanomateriais baseados em carbono; Propriedades de transporte eletrônico através de métodos de primeiros princípios em conjunto com funções de Green fora do equilíbrio; Estudo de propriedades estruturais, eletrônicas e de transporte de heteroestruturas van der Waals. Atualmente também está interessado em propriedades de novos materiais bidimensionais que são isolantes topológico para o estudo do efeito Hall quântico de spin.(Texto informado pelo autor no C. Lattes)

 

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 – CA FA – Física e Astronomia

Possui graduação em Bacharelado(1999), mestrado(2001) e doutorado (2004) em Física pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é prof. adjunto a da Universidade Estadual de Maringá lotado do Departamento de Fisica. No mestrado trabalhou na análise de polímeros via técnica de lente térmica, no doutorado trabalhou com preparação e caracterização de vidros especiais para meio ativo para laser de estado sólido que é uma de suas linhas de pesquisa atual. Realizou Pós- Doutorado no Institute for Fuel Cell Innovation – Vancouver/Canadá onde trabalhou com caracterização térmica e difusão de gases na célula de hidrogênio, para implantar esta linha de pesquisa conta atualmente com 2 projetos financiados pelo CNPq e Fundação Araucária. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Prop. Óticas e Espectrosc. da Mat. Condens; Outras Inter. da Mat. com Rad. e Part., atuando principalmente nos seguintes temas: thermal lens, glass transition, glass, polymers e lente térmica. (Texto informado pelo autor no C. Lattes)

 

  • lucenildodasilva@yahoo.com.br
  • +55 (44) 3011-5916 / 3011-6026
  • Ativo no PFI: a partir de 13/04/2017
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 – CA FA – Física e Astronomia

Eu tenho bacharelado em física obtido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), onde trabalhei principalmente nos seguintes temas: astronomia, cosmologia e física estatística. Em 2007 obtive o título de mestre em física pela Universidade Estadual de Maringá, cujo tema da minha dissertação foi Difratometria de Estudos sobre Combustível Nuclear UO2-Gd2O3 Preparado por Moagem de Alta Energia, sob a orientação do Professor Dr. Andrea Paesano Junior. Trabalhei mais especificamente em combustível nuclear, preparando e caracterizando esse material. Possuo o título de Doutor em Física pela Universidade Estadual de Maringá, também orientado pelo Professor Doutor Andrea Paesano Junior, o qual foi em conjunto com o DFI-UEM/Brasil e / TU Braunschweig Alemanha. Na Alemanha, eu trabalhei no Grupo de Química do Estado Sólido do Instituto de Física e Química Teórica na Universidade Tecnológica de Brausnchweig no período de maio de 2008 a setembro de 2009 sob a orientação do Professor Klaus-Dieter Becker. Na mesma universidade no período de outubro de 2009 a fevereiro de 2010, também trabalhei no Instituto de Física da Matéria Condensada sob a orientação do Professor Fred Jochen Litterst. A partir de março de 2010 comecei a trabalhar no Instituto de Física Química e Eletroquímica na Universidade Leibniz de Hannover sob a orientação do Professor Dr. Paul Heitjans. Na Alemanha trabalhei com preparação e desenvolvimento de uma série de novos tipos de estrutura da mulita Bi2(Fe, N)4O9, onde (N = Al e Ga) e nano-perovskita do tipo BiFeO3. Além disso, eu também trabalhei com diversos sistemas, como ferrita de Mn-Zn e perovskita do tipo La0.8Sr0.2(Mn,Fe,Co)O3±δ. Caracterizando por espectroscopia Mössbauer, difração de raios-X e consequentemente análises de Rietveld, medidas de SQUID, EDX, infravermelho, espectroscopia óptica e RMN (ressonância magnética nuclear). (Texto informado pelo autor no C. Lattes)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D – CA FA – Física e Astronomia

Bachelor’s degree in Physics from Universidade Estadual de Maringá (1992), bachelor’s degree in Philosophy from Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1987), master’s degree in Physics from Universidade de São Paulo (1994) and Ph. D. in Physics from Universidade de São Paulo (1999). Postdoctorate at Liquid Crystal Institute, Kent State University -Kent, Ohio – USA (2003). Has experience in Physics, focusing on Physical Statistics and Thermodynamics, acting on the following subjects: anomalous diffusion, field theory, Tsallis statistics, liquid crystal elastormers and photothermal phenomena. (Texto informado pelo autor no C. Lattes)

 

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 – CA FA – Física e Astronomia

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2001), doutorado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e pós-doutorado pela Univesity of Texas at San Antonio (2014). Atualmente é Professor Adjunto D do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá e Docente Permanente dos Programas de Pós-graduação em Física e Biotecnologia Ambiental da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Física e Engenharia de Materiais, com ênfase na produção de materiais Multiferróicos e nanopartículas magnéticas para aplicações biomédicas. Como principais técnicas de cararacterização, possui experiência em Difração de Raios-X e Difração de Neutrons (Refinamento Rietveld), Análises Térmicas, Técnicas de Microscopia Eletrônica, Medidas Magnéticas e Medidas Dielétricas e Ferroelétricas, atuando principalmente nos seguintes temas: Processo Sol-Gel, Moagem de Alta Energia, materiais cerâmicos, refinamento de estruturas (método de Rietveld), tratamentos de câncer e fármacos antivirais. ResearcherID = http://www.researcherid.com/rid/C-7239-2013 (Texto informado pelo autor no C. Lattes)

 

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B – CA FA – Física e Astronomia

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1979), mestrado em Físico-Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983) e doutorado em Física de Partículas pela Universidade de São Paulo (1988), tendo realizado pos-doutoramento no Politecnico di Torino (Itália,1989-1990), onde também foi Professor Visitante (1991-1994). Atualmente é professor titular na área de Física Teórica do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Física Teórica, com ênfase em Equação de Estado, Equilíbrio de Fases e Transições de Fase, atuando principalmente nos seguintes temas: adsorção, cristais líquidos, teoria elástica-contínua, comportamento de sistemas amorfos a baixas temperaturas e transições de fase em fluidos complexos. (Texto informado pelo autor no C. Lattes)

 

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A – CA FA – Física e Astronomia

possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1984), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1987), doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e pós-doutorado pelo Institute of Science and Technology – University of Manchester – Inglaterra. Atualmente é Prof. Titular da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: 1. Fenômenos Fototérmicos aplicados no estudo de vidros especiais, sistemas biológicos, biomateriais e fitofámacos. 2. Desenvolvimento de vidros especiais para geração de luz branca inteligente e para a construção de novos lasers para aplicação biomédica. Índices bibliométricos: No ISI FH =29; N. de Citações = 3116 No Google Acadêmico FH=35; N. Citações = 4147 (Texto informado pelo autor no C. Lattes)

 

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D – CA FA – Física e Astronomia

Possui Graduação (2001), Mestrado (2003), Doutorado (2006) e Pós-Doutorado (2007) em Física pela Universidade Estadual de Maringá, Pós-Doutorado em Física pelo Institute for Fuel Cell Innovation, National Research Council Canada – IFCI-NRC (2008). Atuou como Research Associate no IFCI-NRC (2009). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Física – Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento teórico e experimental das técnicas fototérmicas (Lente Térmica, Espelho Térmico, Espectroscopia Fotoacústica, Efeito Miragem) para o estudo de propriedades térmicas, ópticas e mecânicas de sólidos não cristalinos e líquidos; Estudo de reações fotoquímicas em materiais aquosos e óleos combustíveis; Desenvolvimento de novos materiais vítreos para geração de luz laser, luz branca e foto-conversores. (Texto informado pelo autor no C. Lattes)

 

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 – CA FA – Física e Astronomia

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e doutorado em Liquid Crystals – Kent State University (2012). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Equação de Estado, Equilíbrio de Fases e Transições de Fase, atuando principalmente nos seguintes temas: cristais liquidos, distorções espontâneas, Coletéricos, problemas de molhamento e interfaces, desenvolvimento de displays e espectroscopia de impedância.  (Texto informado pelo autor no C. Lattes)

 

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B – CA FA – Física e Astronomia

Bacharel em Física pela Universidade de Brasília (1985), mestrado em Física (Teoria Quântica de Campos) pela Universidade de São Paulo (1988), doutorado em Física (Teoria Quântica de Campos) pela Universidade de São Paulo (1994) e pós-doutorado (Física Estatística) pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1997). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística, atuando principalmente em sistemas complexos, difusão anômala e mecânica estatística generalizada.  (Texto informado pelo autor no C. Lattes)

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2006), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2009), Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e Pós-Doutorado em Física aplicada a materiais Multiferroicos pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecanosíntese, síntese de cerâmicas, microscopia eletrônica de varredura, Microscopia Eletronica de Transmissão, difratometria de raios X, análises térmicas (DTA, DSC, TG e dilatometria), magnetometria, propriedades magnéticas e elétricas de cerâmicas multiferróicas (ferromagnetismo, ferroeletricidade, piezeletricidade, acoplamento magnetoelétrico, etc.). (Texto informado pelo autor no C. Lattes)

 


Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1976), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Maringá, atuando principalmente nos seguintes temas: óptica linear, óptica não linear, parâmetro de ordem, transição de fase nemática uniaxial – biaxial em cristais líquidos. (Texto informado pela autora no C. Lattes)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C – CA FA – Física e Astronomia

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1998) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2002). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: difusão anômala, equações de difusão fracionárias, equação de difusão e problemas de contorno em cristal liquido.  (Texto informado pelo autor no C. Lattes)

Possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestrado em Mestre Em Ciências pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Física Teórica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995). Atualmente é Associado C da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria de Campos e Gravitação, atuando principalmente nos seguintes temas: fluidos complexos (cristais líquidos), cosmologia e teoria de gravitação. (Texto informado pela autora no C. Lattes)

Possui graduação em Fisica pela Universidade Estadual de Maringá(1987), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina(1990), doutorado em Física pela Technishe Universität Braunschuleig(1995) e pós-doutorado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas(1997). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá, Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá e Membro de corpo editorial da Acta Scientiarum. Technology (Impresso). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. (Texto informado pelo autor no C. Lattes)

Graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria/RS (1987), Mestrado em Física – IFUSP (1990), Doutorado em Física – IFUSP (1996), Pós-Doutorado (2002) na Divisão de Mostradores de Informação do CenPRA (Campinas/SP). Atualmente é Professor Associado C da Universidade Estadual de Maringá/PR e membro do INCT de Fluidos Complexos. Área de atuação: Física da Matéria Condensada, Fluidos Complexos. Foi Coordenador do Polo UEM do Mestrado Nacional em Ensino de Física (PROFIS) e Chefe do Departamento de Física da UEM. (Texto informado pelo autor no C. Lattes)

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (2000). Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em Férmions Pesados, Quase-Cristais e Materiais Nanoestruturados. (Texto informado pela autora no C. Lattes)