History/Histórico

O Programa de Mestrado em Física da Universidade Estadual de Maringá foi recomendado pela CAPES em março de 1997, e implantado a partir de agosto de 1997 na área de concentração: FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, com 4 linhas de pesquisa: Fenômenos Fototérmicos; Fluidos Complexos; Preparação e Caracterização de Materiais Especiais e Física Estatística e Transições de Fase.

Em março de 2000 foi implantado o Curso de Doutorado em Física em associação com a Universidade Estadual de Londrina, que perdurou até julho de 2008.

No início de 2008, foi aprovado junto a Capes o PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA da Universidade Estadual de Maringá (PFI/UEM), com dois níveis de formação: Mestrado e Doutorado. O Programa foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico do Ensino Superior (CTC) da CAPES (103ª e 106ª Reuniões do CTC), recebendo conceito 5 (cinco).

Atualmente, o corpo docente do PFI/UEM é constituído de 17 orientadores, sendo que 16 são bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em função do crescimento, a partir 2013, a área de concentração do Programa passou a ser três: FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, FÍSICA GERAL e ÁREAS CLÁSSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICAÇÕES e o número de linhas de pesquisa aumentou para 37: Espectroscopia Fotoacústica; Espectroscopia Fototérmica; Espectroscopia no Infravermelho; Sistemas Biológicos; Luminescência e Espectroscopia de Sólidos; Propriedades Ópticas e Espectroscópicas de Materiais; Propriedades Térmicas; Propriedades Termo-Ópticas; Espectroscopia Vibracional; Produção e Caracterização de Vidros Ópticos; Densitometria e Reologia; Parâmetros: de ordem e não linear; Propriedades Elétricas; Propriedades Ópticas de fases uniaxial e biaxial; Caracterização termo-óptica e mecânica de materiais; Efeitos de pressão de radiação; Modelagem matemática do efeito de interação luz-matéria aplicado em técnicas experimentais; Produção de nano partículas por Laser Ablation; Reações foto-químicas e difusão de massa induzidas por laser; Caracterização Estrutural e Magnética de Materiais; Caracterização de Materiais Nucleares; Estudos de Compostos Magnéticos; Síntese de Materiais por Várias Técnicas; Desenvolvimento de Dispositivos Multifuncionais; Investigação de propriedades estruturais e microestruturais de multiferroicos policristalinos monolíticos; Investigação de propriedades ferroicas (ferroelétricas, dielétricas, piezelétricas, magnetostritivas, eletrostritivas, magnéticas e piroelétricas) de multiferroicos policristalinos monolíticos; Simulação e otimização de estruturas e propriedades físicas de materiais usando cálculos ab initio; Síntese de multiferroicos (magnetoelétricos, magnetoelásticos, eletroelásticos, piezelétricos e piezemagnéticos) policristalinos monolíticos; Física Aplicada a Sistemas Naturais e Sociais; Mecânica Estatística Generalizada; Sistemas Complexos; Dispositivos eletro-ópticos; Espectroscopia de Impedância de fluidos isotrópicos e anisotrópicos; Fenômenos Difusivos usuais e anômalos; Misturas de cristais líquidos com polímeros: fases estabilizadas, microscopia e aplicações; Orientação Molecular e Efeitos de Superfície em cristais líquidos termotrópicos e anisotrópicos e Transição entre texturas e molhamento em nemáticos quirais.

Conceitos do Curso ao longo dos triênios avaliativos:
CONCEITO: 5 (cinco) na CAPES, no triênio 1998-2000.
CONCEITO: 5 (cinco) na CAPES, no triênio 2001-2003.
CONCEITO: 5 (cinco) na CAPES, no triênio 2004-2006.
CONCEITO: 5 (cinco) na CAPES, no triênio 2007-2009.
CONCEITO: 5 (cinco) na CAPES, no triênio 2010-2012.

O curso de Mestrado exige a integralização de um mínimo de 20 (vinte) créditos, dos quais 12 (doze) referem-se a disciplinas obrigatórias. O curso de Mestrado tem duração de 2 anos.
O curso de Doutorado exige a integralização de um mínimo de 32 (trinta e dois) créditos, dos quais 16 (dezesseis) referem-se a disciplinas obrigatórias. O curso de Doutorado tem duração de 4 anos.

As disciplinas obrigatórias para o Mestrado são: Mecânica Quântica I, Mecânica Estatística I e Eletrodinâmica I.

As disciplinas obrigatórias para o Doutorado são: Mecânica Quântica I, Mecânica Estatística I, Eletrodinâmica I, Mecânica Quântica II.