Instruções

Escolha do(a) orientador(a)

O aluno de mestrado tem prazo de até 6 (seis) meses a partir da data da matrícula como aluno regular para a escolha do orientador. O orientador deve pertencer ao corpo docente permanente do PFI.
Após a escolha do orientador, deverá providenciar o PLANO PRELIMINAR DE DISSERTAÇÃO (veja em Formulários), que será submetido ao Conselho Acadêmico do PFI. Já o aluno não regular deverá obter o aceite de um orientador para solicitar a transferência para aluno regular (requerimento em Formulários). No caso de aluno de doutorado, esse deve possuir orientador desde o ingresso.

Exame de Proficiência em Língua Estrangeira

O aluno deverá inscrever-se no Exame de Proficiência em Língua Estrangeira do Departamento de Letras/UEM (clique aqui).
Os Exames de Proficiência estão limitados a 360 inscritos, por ordem de inscrição que se inicia a meia noite, conforme o calendário para a realização das provas.
Prazo: o exame deve ser realizado até o final do segundo período letivo do PFI, ou seja, até ao final do 1º ano após o ingresso no Programa como aluno regular.
Línguas aceitas: é exigida a proficiência em língua inglesa para o aluno de mestrado e, para o doutorado, além da inglesa, é exigida a proficiência em uma das seguintes línguas: francesa, italiana, espanhola ou alemã.
Após a divulgação do resultado, trazer o certificado (frente e verso) ao PFI para fins de registro no seu histórico escolar. O Exame de Proficiência em Língua Estrangeira realizado pelo aluno em outras instituições que não seja do DLE/UEM e do PFI/UEM deverá ser aprovado pelo Conselho Acadêmico do PFI.

Secretaria Acadêmica Virtual

Para consultar as Notas na Pós-Graduação e para obter a Declaração de Matrícula: clique aqui

Exame de Qualificação de Doutorado

O aluno de doutorado deve requer o Exame de Qualificação após a aprovação nos exame de proficiência em língua estrangeira e num prazo de até 06 (seis) meses após o cumprimento dos 32 créditos em disciplinas, por meio do Requerimento. O aluno sugerirá, com a anuência do orientador, 03 (três) temas ou artigos científicos para apresentação.
Depois de homologada a solicitação, o aluno entregará na secretaria do PFI uma cópia da monografia do tema ou do artigo selecionado pelo Conselho Acadêmico do PFI para cada membro da banca examinadora, com antecedência mínima de 2 (duas) semanas da data estabelecida para o exame. A secretaria do PFI encaminhará o material do exame juntamente com a carta convite aos membros da banca.

Auxílio Viagem para Acadêmicos(as)

SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO PELO PROAP (solicitar 60 dias antes da viagem):
Primeiramente, o aluno deve consultar seu orientador(a) a respeito do valor do auxílio para custear (total ou parcial) as despesas da viagem com os seguintes objetivos:
– APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM CONGRESSO/EVENTO (anexar: folder do congresso/evento, resumo do trabalho e o aceite);
– PARTICIPAÇÃO EM CURSOS, TRABALHO DE CAMPO E COLETA DE DADOS NO BRASIL (anexar: folder do curso).

Em seguida, deve escolher quais auxílios de acordo com o valor autorizado pelo(a) orientador(a):

- Diária: (alimentação e hospedagem): o número de diárias não pode ultrapassar a quantidade de dias do congresso/evento/curso. Preencher o Requerimento Acadêmico – auxílio viagem. Deixar os seguintes campos em branco: número do requerimento e o quadro endereçado para a PAD/DCF. Encaminhar o requerimento de auxílio, os documentos comprobatórios descritos acima e o valor aprovado pelo(a) orientador(a) por email para secretaria do PFI com cópia para o(a) orientador(a). Logo após o término do preenchimento, a secretaria encaminhará um email solicitando a assinatura do aluno no requerimento. Lembrando que esse auxílio será por meio de reembolso, ou seja, após o retorno da viagem. Valores das diárias.
Taxa de Inscrição:  somente para congresso/evento no Brasil e com apresentação de trabalho/painel pelo acadêmico. O acadêmico deverá encaminhar um email para secretaria do PFI contendo as informações: razão social da instituição promotora, CNPj da instituição promotora, valor da taxa de inscrição, período para pagamento da inscrição. Anexar no email: folder do congresso/evento, resumo do trabalho e o aceite. A taxa de inscrição será paga diretamente a instituição promotora do evento antes da realização do mesmo. Por fim, a secretaria do PFI encaminhará ao aluno o comprovante de pagamento da taxa de inscrição realizado pelo UEM para que o mesmo possa confirmar sua inscrição junto a organização do congresso/evento. Para congresso/evento no exterior o PROAP não realiza o pagamento da taxa de inscrição.
Passagem Aérea: a compra de passagem aérea será feito em nome do acadêmico junto a empresa conveniado com a UEM . O acadêmico deve encaminhar um email para secretaria do PFI com as opções de voo (ida e volta) para que a secretaria do PFI solicite a compra por meio do Sistema Gescomp/UEM. Depois o aluno receberá o bilhete aéreo por email.

RELATÓRIO DE VIAGEM (entregar até 03 dias úteis após o retorno):
Para prestação de contas do auxílio viagem, nas notas fiscais deverão constar o NOME DO ALUNO/UEM – sem rasuras ou emendas. Após o retorno, deverá preencher o Relatório de Viagem, anexando todos os comprovantes (recibos de embarque, nota fiscal do hotel e notas fiscais das refeições), preencher o Recibo de Auxílio Acadêmico e cópia do certificado emitido pelo evento ou declaração do departamento/instituto em caso de trabalhos de campo e coleta de dados. Entregar tudo na secretaria do PFI para solicitação do reembolso.

Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE (CAPES)

Aviso: “Informamos que o Edital e Calendário do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – 2016 estarão disponíveis nessa página somente a partir do dia 07 de julho de 2016 em função de possíveis alterações no programa”.
Diretoria de Relações Internacionais/CAPES

Acesse a página da CAPES para verificar as instruções: Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)

Leia integralmente: Portaria nº 069/2013-CAPES e o Resumo do PFI

Calendário do PFI para 1ª etapa:
Estágio a partir do 2º semestre do mesmo ano Até 15 de março
Estágio a partir do 1º semestre do próximo ano Até 15 de setembro

 

Providências para Defesa de Dissertação/Tese

Prazos para conclusão do curso incluindo a defesa:
Mestrado: 2 anos a contar da matrícula como aluno regular
Doutorado: 4 anos a contar da matrícula

Providências para defesa: clique aqui

Para o Mestrado, siga: Modelo para Dissertação definitiva
Para o Doutorado, siga: Modelo para Tese definitiva

Entrega da versão definitiva da Dissertação/Tese

Para a entrega das versões definitivas da Dissertação/Tese seguir obrigatoriamente as seguintes instruções: clique aqui