Processo Seletivo Mestrado
Editais 1/2025
Convocação 1/2025
1ª Convocação – 21/03/2025
2ª Convocação – 09/04/2025
3ª Convocação – 14/04/2025
4ª Convocação – 07/07/2025
Cronograma 2/2025
Período de inscrição: 16 de junho de 2025 até as 23h59min do dia 22 de julho de 2025.
Homologação das inscrições: 24 de julho de 2025
Divulgação da Comissão Avaliadora: 25 de julho de 2025
Primeira etapa: 29 de julho de 2025 às 08h
Segunda etapa: 30 de julho de 2025
Homologação pelo Conselho Acadêmico PFI: 31 de julho de 2025
Divulgação do Resultado Preliminar: 01 de agosto de 2025
Período de Interposição de Recurso: Até as 23h59min do dia 05 de agosto de 2025
Divulgação da Resposta da Interposição: 07 de agosto de 2025
Divulgação do Resultado Final: 08 de agosto de 2025
Matrícula: 09 e 12 de agosto de 2025
Início das Aulas: 18 de agosto de 2025
Validade deste Edital: 30 de novembro de 2025
Documentos Necessários Para Inscrição
- Histórico escolar do(s) curso(s) de graduação em Física/áreas afins, acompanhado das ementas dos componentes curriculares, carga horária e bibliografia (recomendável para graduados em outra IES);
- Diploma de graduação em Física/áreas afins ou documento equivalente (declaração de possível formando);
- Carteira de identidade e CPF ou Carteira de Habilitação;
- Certidão nascimento/casamento;
- Currículo Lattes atualizado;
- Carta de recomendação (não é obrigatória, mas recomendada);
- Anexo II (somente para candidatos PcD);
- Anexo III (somente para candidatos PcD).
Observação: Excepcionalmente, e a critério do Conselho Acadêmico, poderão ser aceitas as inscrições de candidatos não portadores do documento exigido no item IV. Os documentos não precisam ser autenticados para fins de inscrição, somente para matrícula.
Critérios de Seleção
A seleção do Mestrado consistirá em duas etapas:
1ª Etapa (peso 1): Prova escrita de conhecimento básico em Física, avaliada de 0 a 10 (zero a dez) pontos, será classificatória. O programa e a bibliografia para a prova de conhecimentos estão disponíveis no Anexo I deste Edital. A prova escrita poderá ser aplicada por um(a) professor(a) efetivo(a) de outra instituição, desde que seja informado por meio de carta anexada aos documentos da inscrição. Nesta carta deve constar o nome da Instituição e informações do(a) professor(a) responsável por aplicar a prova no mesmo dia e horário já estipulado no edital (nome completo, e-mail, telefone e a assinatura do mesmo). Encaminharemos a prova para o e-mail do(a) professor(a) antes do dia estipulado para a aplicação da prova. No período da tarde do mesmo dia da prova, o(a) professor(a) deverá digitalizar a prova, enviá-la por e-mail e na sequência encaminhá-la (original) via correio para que a mesma possa ser corrigida em tempo hábil.
2ª Etapa (peso 1): Análise do currículo Lattes e do desempenho escolar na graduação, na qual será atribuída no máximo 100 (cem) pontos.
Para ser classificado o candidato deverá obter na prova escrita, nota igual ou superior a 7,0 (sete) pontos.
Análise do currículo Lattes e do desempenho escolar na graduação e pós-graduação tem caráter classificatório.