Início: 12/11/2010
Término:

Equipe: Eneri Vieira de Souza Leite Mello, Joao Carlos Palazzo de Mello (coordenador), Marli Miriam de Souza Lima e Mauro Luciano Baesso

Edital MCT/CNPq 14/2010 – Universal. Valor aprovado R$ 70.294,00. Vigência de 12/11/2010 a 11/11/2012. Depois foi aprovado na UEM (processo 2358/2011 – PRO/UEM) com vigência de 07/06/2013 a 06/06/2016. Resumo: A partir de estudos realizados pelos grupos de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Maringá e da Universidade Estadual de Campinas, as propriedades farmacológicas do extrato bruto C. peltophoroides e fração semipurificada apresentam uma possível atividade cicatrizante e antimalárica, respectivamente. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é isolar e identificar de substâncias polifenólicas responsáveis por estas ações farmacológicas, com acompanhamento da atividade antioxidante in vitro e in vivo. Além disso, desenvolver e validar metodologia analítica por cromatografia líquida de alta eficiência para se obter um extrato padronizado, bem como avaliar a mutagenicidade do extrato bruto e frações e avaliação da permeação cutânea e atividade cicatrizante em ratos diabéticos, através de análises histológicas, imunohistoquímica para COX e western blott para verificar a expressão de VEGF.

Financiamento: Edital Universal MCT/CNPq N° 014/2010