Início: 01/03/2009
Término:

Equipe: Antonio José Palangana, Antonio Martins Figueiredo Neto (coordenador), Hatsumi Mukai, Luiz Roberto Evangelista e Paulo Ricardo Garcia Fernandes

Processo: 08/57685-7. Valor aprovado: R$ 4.200.000,00. Propomos a constituição do INCT de Fluidos Complexos (IFCx) com a missão de congregar pesquisadores das áreas de Física, Química, Biologia, Imunologia, Medicina, Odontologia e Matemática, em torno de investigações sobre propriedades de fluidos complexos. O IFCx terá atividades de pesquisa, ensino e extensão. As atividades de pesquisa se destinam à geração de conhecimentos de fronteira, num ambiente marcadamente multidisciplinar. O IFCx organizará escolas periódicas e fomentará a criação de disciplinas de graduação e pós-graduação nas suas áreas de trabalho. Deverá atuar junto ao ensino médio, pelo menos em alguns centros maiores, ministrando cursos de atualização para professores nas áreas de estrutura da matéria, novos materiais, água e fluidos biológicos. Como principais objetivos de estudo, elegemos três famílias de fluidos complexos, que permitem a integração de diferentes especialidades em sua abordagem: cristais líquidos, coloides magnéticos e fluidos de interesse biológico. Neste último caso será dada ênfase a lipídios e proteínas, estudando aspectos de suas interações, estruturas e funções; também serão consideradas membranas artificiais e celulares. Os cristais líquidos trazem o conceito de ordem orientacional e posicional de seus constituintes básicos, em diferentes escalas de tamanho. Alguns cristais líquidos são formados por processos de autoagregação, relacionando-se com estruturas celulares, como as membranas de fosfolipídios; processos biológicos podem ser estudados com base em teorias desenvolvidas para explicar as transições de fase em cristais líquidos. Os coloides magnéticos constituem um sistema singular de estudo, possuindo a fluidez de um líquido isotrópico e alta susceptibilidade magnética. Além de inúmeras aplicações industriais, os ferrofluidos têm sido utilizados como vetores de drogas em tratamentos médicos e como elementos de contraste para a obtenção de imagens in vivo. Na área de fluidos biológicos, será dada atenção especial às Iipoproteínas humanas, investigando sua estabilidade e processos de oxidação. Nesse caso há uma interface imediata com os cristais líquidos Iiotrópicos, formados pela mistura de moléculas anfifílicas e solventes. As metas gerais do IFCx estão agrupadas em blocos de curto, médio e longo prazo. Em curto prazo, objetivamos investigar fluidos complexos por meio de um enfoque multidisciplinar. Em médio prazo, objetivamos a formação de recursos humanos com características multidisciplinares, a constituição de uma rede articulada de laboratórios, em que os diferentes objetos de estudo possam ser investigados com técnicas experimentais complementares, e o desenvolvimento de atividades de extensão, envolvendo as diferentes especialidades presentes no projeto. Em longo prazo, objetivamos aprofundar a formação de recursos humanos e as atividades extensão; na medida do ineditismo e aplicabilidade dos resultados das pesquisas efetuadas na área dos fluidos de interesse biológico, em especial as Iipoproteínas, pretendemos desenvolver novos métodos de diagnóstico da aterosclerose e sugerir tratamentos clínicos. A produção de material bibliográfico, além dos artigos publicados em periódicos de divulgação internacional, também se encontra no horizonte da equipe. Essas metas deverão ser atingidas a partir de atividades articuladas: cursos e escolas para o desenvolvimento de pesquisas e formação de recursos humanos; realização de cursos sobre técnicas experimentais para o treinamento de novos usuários do parque instrumental disponibilizado; realização de reuniões de trabalho com os membros do IFCx focalizando problemas específicos; aprimoramento do Portal na internet para interação entre os membros do IFCx e contacto com a comunidade externa; aprimoramento de metodologias inovadoras no estudo das Iipoproteínas.

Financiamento: Edital MCT/CNPq/Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Ação Transversal IV – Nº 30/2008