Início: 01/01/2012
Término: 02/01/2015

Equipe: Diogo Zampieri Montanher, Ivair Aparecido dos Santos (coordenador), José Roberto Dias Pereira, Luiz Fernando Cótica e Valdirlei Fernandes Freitas

Chamada de Projetos 05/2011 – Fundação Araucária (protocolo nº 22.825) – Convênio 262/2012-FA/UEM (processo nº 6574/2012-PRO/UEM). Valor aprovado R$ 49.999,50. Entre os chamados materiais inteligentes, aqueles denominados como multiferroicos, tais como os piezelétricos, eletrostritivos, magnetostritivos e piezomagnéticos despertam especial interesse devido as suas propriedades físicas peculiares. De fato, os materiais piezelétricos e eletrostritivos já vêm sendo empregados na tentativa de produzir protótipos de transformadores de estado sólido. Tais transformadores, obtidos a partir de materiais multiferroicos, podem teoricamente ser integrados aos modernos sistemas eletrônicos, onde se requer alta elevação/diminuição de tensão, substituindo os transformadores convencionais, que figuram como uma das principais barreiras econômicas e técnicas (tamanho, eficiência, aquecimento do núcleo, etc) à miniaturização de equipamentos eletrônicos. Outra vertente, de extrema relevância estratégica tanto do ponto de vista tecnológico aplicado quanto de saúde pública e uso racional de energia, e que figura como principal tema de estudo e desenvolvimento deste projeto, está relacionada ao desenvolvimento de sensores multiferroicos magnetoelétricos multifuncionais ultra-sensíveis e sintonizáveis para aplicação em medicina, mecatrônica, robótica e em eletro-eletrônica, com a utilização de materiais multiferroicos.

Financiamento: Chamada 05/2011 – Programa Universal – Pesquisa Básica e Aplicada/Fundação Araucária