Início: 13/12/2013
Término:

Equipe: Antonio Carlos Bento, Antonio Medina Neto, Francielle Sato, Francine Baesso Guimaraes Astrath, Mauro Luciano Baesso (coordenador) e Nelson Guilherme Castelli Astrath

Chamada MCTI/CNPq N º 40/2013 – Seleção Pública de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação voltados para a Cadeia Produtiva do Biodiesel. Processo 2346/2014 – PRO/UEM. O objetivo principal deste projeto que envolve pesquisadores dos Departamentos de Física da UEM, UTFPR, UFPR, e da Engenharia Química da UFPR, além de contar com a colaboração internacional de pesquisadores do NRC-IFCI e CanmetEnergy do Canadá e Utah State University dos EUA, é o desenvolvimento, caracterização e controle de qualidade de biodiesel metílico e etílico e suas misturas com óleos combustíveis. O estudo em bicombustíveis envolve a obtenção, a caracterização e a avaliação da eficiência de produção de energia reduzindo a emissão de poluentes. Essa parte do projeto contará com a colaboração de grupos de pesquisa no Brasil, Canadá e nos EUA, e é parte de um projeto internacional em andamento visando à correlação entre as propriedades físicas e a produção de energia de óleos betuminosos (canadian oil sands). A estratégia geral desse projeto será desenvolver e utilizar métodos de óptica avançada para uma completa caracterização destes novos materiais, com a descrição dos fenômenos foto-químicos ocorridos nos combustíveis em termos da eficiência desses na produção de energia, a quantificação e o estudo de contaminantes nos biocombustíveis e suas misturas, as taxas de oxidação em função da temperatura e a caracterização da química das emissões gasosas. Acreditamos que o projeto pode levar à consolidação do Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Materiais Inteligentes (GEDMI) do departamento de Física da UEM, tornando-o uma referência nesta área no Brasil, com benefícios diretos para a sociedade, uma vez que se trata de um tema de grande importância tanto econômica como para a melhoria da qualidade de vida da população. Trata-se de um tema que de manda conhecimento de alta tecnologia, o que garante o caráter científico e tecnológico do projeto. Finalmente, o projeto prevê o intercâmbio de tecnologias entre centros de pesquisa conceituados internacionalmente na produção, caracterização e estudo de com-bustíveis. Essa parceria vem sendo desenvolvida desde 2007 entre o Departamento de Física da UEM, NRC-IFCI, CanmetEnergy do Canadá, Utah State University dos EUA, e tem como finalidade a busca por metodologias para melhoramento em produção e controle de qualidade em combustíveis em geral. Vários projetos recentes vêm sendo desenvolvidos em nosso grupo, em parceria com vários centros de pesquisa nacionais e internacionais, abordando a caracterização e análise de combustíveis e biocombustíveis. Estes projetos foram aportados por agências de fomento do Brasil (CNPq, Fundação Araucária e Capes) e no Canadá (Program of Energy Research & Development – PERD).

Financiamento: Chamada MCTI/CNPq nº 40/2013 – Desenvolvimento e Inovação voltados para a Cadeia Produtiva do Biodiesel